terça-feira, março 22, 2005

Al Berto

Há muito tempo que não vou à FNAC.
Costumava lá ir parar bastantes vezes, quando ainda sentia a necessidade de passear pela Baixa e pelo Bairro (de dia o Bairro é totalmente diferente, pelo menos eu acho) sem gastar dinheiro ;)
Na Fnac podemos sentar-nos a ler os livros. É claro que seria incapaz de ler um romance inteiro, mas na Fnac há o Medo. O Medo é a obra completa editada de Al Berto. É um livro gigantesco, majestoso, de consulta. E como já disse várias vezes, eu leio Al Berto aleatoriamente, abrindo uma página ao calhas. Tenho saudades do Medo e da FNAC...
E agora também se pode ouvir Al Berto. Eu tenho poemas declamados por ele, escritos por ele, que oiço agora. Intervalo com Wordsong, um projecto musical, com poemas de Al Berto cantados de maneira surrealista (será que estou a usar bem a palavra?).
Há muitas coisas boas no mundo. Há um grande prazer em se estar vivo e sentir as coisas. Cheirar as coisas, ouvir as coisas. Estar alerta. Ou apenas adormecido. Não há mal nenhum nisso.
Al Berto provoca-me tantas, tantas emoções... Seja ouvido, lido, cantado, em sonhos.
(E não o comparem ao Peixoto, por favor... ! Faltam-lhe anos luz..)

«à mordre les mots à tordre les mots à jouir les mots
à cuire les mots voyage les mots des noms des noms des noms
Kalou on ice=sali=Henriette ROCK=À.Petits-Pieds=Peter Schlagger
l 'astronaute halluciné léxil et l'aprés exil l'écriture
l'astromaute HALLUCINÉ l'éxil et láprès exil l'écriture
qui parle DU CORPS
les mots les mots fruits LES MOTS jus
les mots les textes
le même text les mots jus les mots jus les fruits de mer
les fruits de mer un ESPACE suicidaire
une véranda la gare la ville le port la peau la
PEAU de lui
les mots les mots fruits les mots
jus les mots
à mordre les mots
à MORDRE les mots
l'astronaute halluciné (de)
léxil, et l'après exil
les mots les mots fruits les mots jus les
mots
les mots les mots fruits
les mots jus les
mots

les mots les mots fruits
les mots jus les mots

les mots fruits les mots fruits les mots jus les mots»


Música: Wordsong
Poema de Al Berto : "Le plus grande calligraphe"