quinta-feira, novembro 24, 2005

Ceteris Paribus

Significa "em iguais circunstâncias". Expressão muito utilizada em Economia, ao analisar uma variável mantendo todas as outras constantes.
Conheci-a justamente na disciplina de Economia I e chamou-me a atenção. Gosto dela. Acho-a bastante útil e ubíqua.

Hoje descobri que levo a minha vida um bocado a la ceteris paribus. Quando ocorre alguma alteração, não gosto de mudar também outras coisas em simultâneo. Espero que essa alteração seja assimilada, que as adaptações sejam feitas, e só depois considero outras mudanças. Assim posso controlar com mais precisão os acontecimentos e tirar conclusões mais acertadas, uma vez que é mais provável que o emparelhamento que fazemos da causa/efeito coincida.
É claro que há alturas nas nossas vidas em que isto não é possível. Varre-nos um turbilhão de coisas novas a acontecer em simultâneo e andamos um bocadinho fora de nós, como se costuma dizer. Até pode ser uma sensação bastante boa, mas pouco esclarecida talvez...
Talvez isso aconteça mais quando somos crianças. Lembro-me de escrever qualquer coisa, como o facto de as crianças terem tanto para descobrir e tantas coisas novas a acontecer ao mesmo tempo ser pouco compatível com a seriedade e a responsabilidade.

Talvez seja também por causa deste meu modus
[ceteris paribus] vivendi, que sou um pouco arisco com as viagens. Sinto-me um pouco como um bicho num habitat pouco natural.
"Questão de hábito", como diria o Peixoto! ;)

2 Comments:

Blogger limonada said...

Já tinha saudades de te ler mojo :)

2:25 da manhã  
Blogger Almas said...

Grande Mestre :)

És daquelas pessoas que, Ceteris Paribus, por mais que o tempo passe e não nos falemos, quando chega o momento daquele encontro furtuito, a nossa conversa é fluente como se nenhum tivesse passado. ;)

Grande expressão, apreciada por uma grande pessoa e um bom amigo :D

Um bem haja para ti :)

11:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home