terça-feira, outubro 12, 2004

Conselho

Cheguei de Lisboa agora (mais um "passeio" inútil) cheia de fome. Não sei porquê, mas hoje andava meia nervosa e saltei o almoço.

Preparei um lanchinho e, até tenho vergonha de cofessar, deixei-me ver a Oprah (Sic Mulher). Eu sei que o programa é idiota, mas estavam a falar de regras de etiqueta e achei piada.
Ainda bem que vi até ao fim.
O programa acabou com o seguinte conselho da não sei quantas Kay, pela boca da Oprah herself:

"Quando alguém vos mostrar o seu verdadeiro eu, acreditem à primeira."

É um bom conselho. Acreditar no melhor das pessoas e também saber ver o pior (já que ninguém é perfeito). Sempre me regi por uma regra muito simples: tento não julgar ninguém, porque há pontos de vista diferentes sobre as mesmas coisas, e isso implica viver na mesma pele que os outros. Não vivemos. Portanto, mesmo que me mostrem o pior, ao menos sei com o que posso contar.
Há uns dias perguntaram-me qual era a pior coisa que me podiam fazer e eu respondi mentir. Mas não é a mentira em si que me chateia, é a falsidade. É o querer mostrar algo que não se é.
Sei lidar muito bem com o que posso contar (no surprises), mas ser enganada/iludida é o pior que me podem fazer.
Aí o perdão custa mais a chegar.

Grande Oprah. Fez-me lembrar de algo que já me tinha esquecido. Saber dar o valor a quem é verdadeiro. Não andamos aqui para agradar ninguém.