segunda-feira, novembro 29, 2004

Os Melhores Anos

Se eu vos perguntasse qual foi a primeira série nacional na onda da adolescência, os problemas e tal, a roçar uma imitação barata de séries de culto tal como Beverly Hills 90210, ou "Já Tocou" entre outras tantas americanas, aposto que a vossa resposta seria: Riscos. Essa série mítica!

Resposta Incorrecta. Não se lembram de uma série que se chamava "Os Melhores Anos"? A Lídia Franco, Alexandra Lencastre, Rogério Samora, entre outros, eram os professores e entre os alunos havia um tipo que agora é conhecido, mas eu não sei o nome. Não se lembram? Pois eu via essa série aos Sábados de manhã e lembro-me bem da Bolinha, do Miguel e do outro gajo de óculos, que era o inteligente do grupo, pelo que se devia chamar.. Pedro. Os gajos espertos são sempre os Pedros, já repararam?

Bom, acabo de rever essa série na RTP Memória... Meus amigos, que delícia! Que maravilha! Os Melhores Anos batem os Riscos aos pontos! Metem aqueles meninos betos sempre com roupa de marca e com carros e motas todos XP a chorar a um canto! E se querem um exemplo mais actual, até a Joana e o Pipo dos Morangos Açucarados corariam de vergonha ao ver aquela pérola das produções nacionais!

E porquê? Bom, os diálogos não são grande coisa, confesso. Mas é sempre giro ouvir o calão esforçado que supostamente usariamos em 1990. Exemplos de diálogos do episódio de hoje (assim de repente): "Eu sou gorda e feia! Não consigo fazer dieta, não consigo! Porque sou mesmo assim, gorda!" ; "Tu tens umas sacanas de umas ideias pá! A malta 'tá toda no snack à tua espera!" ; "Deixa, que não rebentou nada! (no sentido de.. Está tudo bem)" ; "Eu nem me importo que me chamem Bolinha, mas BóCelia? - "Opá, 'tás a ver..? Eu não te queria chamar Bolinha quando te conheci, então achei que BóCélia era giro! - Ó Miguel.. BóCélia?". Pois é Miguel, BóCélia?

Bom, mas o tal de óculos é um mamado em cervejas. Ele não fala noutra coisa senão nas "Bjecas". E qual não foi o meu espanto em verificar que eram todos no 9º ano! E a piada é que eles parecem mesmo ser do 9º ano! (Bom, talvez 10º, 11º, mas ao menos não são quase trintões como os alunos de 12º dos Morangos...). E bebem pá, e vão ao cinema, e são todos feios (não há cá top models como a Joana e as amigas, ou as outras betinhas dos Riscos), são putos normais! Com problemas reais, como o Miguel andar com a Isabel e a Célia ficar "na fossa", como é que se faz para ir beber umas "bjecas" sem os pais saberem (altos esquemas de fico em casa do X e o X fica em casa do Y, e por esse alfabeto fora), nada de Sida, gravidezes, drogas duras, charros, casamentos, putos orfãos que vivem sozinhos, etc. Com esta malta não havia uma catástrofe todas as semanas. A grande questão era: como é que vamos beber bjecas.

Por isso me identifico com eles. Porque apesar daquela série não ter ponta por onde se pegue, sempre é mais real que essas porcarias que nos impingem. Vejam lá se apanham "Os Melhores Anos" na RTP Memória e depois digam o que acharam :)


sábado, novembro 27, 2004

Anúncio

Hoje, pela primeira vez desde que acabei o curso, encontrei um anúncio no Expresso (com letras gordas e bem visíveis e tudo!) que pedia um Geólogo. Imagine-se, um Geólogo! Não um Engenheiro Geólogo, não um Engenheiro Geológico, não um Geotécnico, mas um GEÓLOGO! Com as letrinhas todas.
Como podem ver, a experiência profissional é um requisito. Coisa que eu não tenho. Já fiz um relatórios deste género, mas para professores, não para empresas. Mas vou responder na mesma. Mal não faz, afinal.. eu sou uma Geóloga :)




quinta-feira, novembro 25, 2004

*suspiros*
Nunca pensei que fosse tão aborrecido não ter nada que fazer, exceptuando a bagunça que grita por mim no meu quarto. Mas está frio.... *brrrr*

Moving on, inventei um plano para arranjar um noivo (lol). Começo a ficar farta de ser solteira, é aborrecido. E já estou a entrar naquela fase da vida de compromissos duradouros.
Querem que vos revele o plano? Aqui vai:

1) Interessar-me por alguém
2) Desenvolver uma paixão patológica e obsessiva por esse alguém
3) Acreditar plenamente que estou apaixonada
4) Esperar até que esse alguém retribua o sentimento da mesma maneira patológica obsessiva (i.e., que precise da minha existência na vida dele)
5) Se mesmo assim, não me desinteressar, arruinar tudo e fizer esse alguém sofrer como nunca sofreu na vida...

Arranjei o homem/mulher/transsexual da minha vida!

Cheguei a este plano após uma conversa com a minha sobrinha de 4 anos. Dizia ela que tinha um namorado, o Ludgero, que tem medo dela e que foge quando ela lhe quer dar beijos na boca.
Hoje, quando a fui buscar à creche, perguntei qual dos meninos era o Ludgero. Ela responde-me que já não é do Ludgero que gosta, é do Pedro. Aparentemente, o Ludgero deixou de fugir dos assédios da minha sobrinha e compreendeu como precisava dela. Como boa mulher Ferreira que é, partiu para outra.
Esperta, a minha sobrinha. Só gostava de a poder avisar como isso a vai fazer sofrer no futuro...

domingo, novembro 21, 2004

One more thing

Experimentem fazer uma lista de reprodução, um conjunto de músicas, portanto, com as seguintes faixas:
U-Mass - Pixies
Satisfaction - Rolling Stones
Superstition - Stevie Wonder
Bohemian Rapsody - Queen
My Baby Just cares for Me - Nina Simone

Agora oiçam-na todas as manhãs, ao vestir, antes de enfrentar o dia.
Digam-me se resultou ;)

Domingo à Tarde

Típico. Em vez de me aninhar no sofá a ver os filmes do costume, pus-me a fazer testes no Quizzila. Até agora, sou do tipo Protectora e os meus amigos adoram-me, a minha força da natureza é a água, pelo que sou a namorada ideal e a minha Theme Song é uma que nunca ouvi falar sequer...
Mas, segundo o Quizzila:

Life can never get the best of you, because you've got the strength inside you to conquer anything.

Talvez o quizzila.com não seja o local mais adequado para se procurar respostas sobre nós próprios, o que somos e o que aspiramos a ser. Do que precisamos, do que estamos à procura...
Ontem falei do Elias a uma amiga minha, o tal da Bíblia que precisou de questionar a existência de dEUS para o reencontrar.
Às vezes precisamos de duvidar de nós próprios... E assim termina a filosofia semanal do domingo à tarde.

sábado, novembro 20, 2004

Auto Retrato

Optimista Insegura
Compreensiva Ingénua
Comunicadora Falo pelos cotovelos
Bem-disposta Neurótica
Tolerante Permissiva

Não há bela sem senão :)

quarta-feira, novembro 17, 2004

Às vezes, só às vezes, gostava de não ter este filtro cor de rosa à frente dos olhos. Saber ver com olhos de ver, o que as pessoas realmente são.
Às vezes, só às vezes, gostava de não acreditar tanto, de não dar tanto, de ser menos parva.
Mas só às vezes, quando não vale a pena.

Isto faz-vos sentido?

terça-feira, novembro 16, 2004

Finalmente

Depois de um fim de semana complicado, uma grande sensação de alívio.
E entregámos o bicho de 101 páginas :)


Agora sim...

PARABÈNS BOLA!!!

Parabéns, parabéns
Hoje é teu dia,
o teu dia mais feliz!
Parabéns, parabéns...

sábado, novembro 13, 2004

O primeiro sinal que as pessoas apresentam quando estão a queimar é a falta de sono. Dormem pouquissímo, cada vez menos. E nisso resulta uma dormência e um cansaço constantes. E, aos poucos, a cabeça vai falhando, falhando... *puff*, gone.

Sei que tenho andado com um humor insuportável, para os meus amigos, para os meus pais, para os meus colegas. Também sei que isso se deve em grande parte ao stress do projecto (que obrigatoriamente vai ser entregue 2a feira) e por isso, ao eliminar a fonte de stress, provavelmente vou sentir-me melhor.
You see, eu nunca funcionei grande coisa sobre pressão. Por isso estou aqui agora em frente ao computador (estou em frente a ele desde as 8h30) a respirar fundo e a arranjar coragem para ir para Lisboa.

Ontem acho que transbordei.
Fui sair, bebi uns copos a mais (no erro de pensar que isso ia ajudar a descomprimir) e tive de vir cedo para casa porque estava com uma vontade enorme de gritar e/ou de matar alguém.
Também não tenho paciência para gente mal humorada, que está constantemente a queixar-se de tudo e de nada. Mas eu tenho que me aturar. Não posso fugir de mim.
Cheguei a casa e tive umas boas horas a chorar e a soluçar e adquiri recentemente o terrível hábito do chain-smoking (i.e., fumar em cadeia), o que é sempre bom e libertador. Só que não tem passado.
Acordei às 7h da manhã e não tenho ressaca. Ou então tenho e não dou por ela. E, mesmo sabendo que à noite as coisas são sempre mais complicadas para mim, acordo e o sentimento continua cá. E não sei defini-lo, não sei de onde vem, não consigo fazer com que se vá embora.
Mais uma vez, é possível que o elemento stressante seja o projecto.
Sei que estou terrivelmente infeliz. Não é triste, não é stressada, é i-n-f-e-l-i-z. E ninguém gosta de gente infeliz. Muito menos eu.
Talvez esteja com medo de ter acabado o curso. medo de não ter grandes planos, objectivos. É que às vezes sinto-me como se andasse constantemente sobre aquelas pontes de madeira, como se vê nos filmes, que abanam por todo o lado e parece que vão cair a qualquer momento. Não sei se a dada altura vou dar um passo em falso e cair. Cair.
A única constante na minha vida, nos últimos... 2 anos é não saber quando vou cair. Se vou cair. E se a queda permite que me levante.
Mas, amiguinhos, a vida é isso, não é? Ter tudo programado, no surprises, não é grande vida.

Mas este não saber.
It's killing me.

Mais um desabafo. É só isso que é. Daqui a umas semanas estou a postar lontras pululantes outra vez, sejam pacientes comigo, porque não é fácil ser eu.

sexta-feira, novembro 12, 2004

Praga

A praga dos aniversários este ano chegou a horas! Sempre, sempre, sempre, todos os anos, o meu aniversário é um dia para esquecer por variadas razões.
Este ano não vai ser excepção. Ou melhor, vai. Vai porque eu vou rir destas partidas kármicas e não vou deixar que nada disto me deite abaixo.

Ora toma lá praga! You didn't see that coming, did ya?

Faith no More

I rip off my heart as a precaution


quinta-feira, novembro 11, 2004

Frio

Sol lindo lá fora e não precisei de casaco de Inverno quando saí para buscar almoço. Mas agora estou aqui em frente ao computador há horas... a fazer o projecto, muito devagar, muito lentamente, com intervalos para os cigarros (que já acabaram, by the way) e não posso sair à rua até às 18h porque supostamente vem cá o técnico da TvCabo para instalar mais qualquer coisa inútil que o meu pai decidiu comprar.
Entediada, aborrecida e cheia de frio... Tenho 3 casacos vestidos, os meus pés estão gelados. Não tenho lenha em casa, senão acendia a lareira. Então decidi: até que o senhor técnico decida aparecer, vou-me enroscar no sofá a beber café quente, a comer bolachinhas e a ver sitcoms na Tvcabo. Olhem, está a dar Doido Por Ti.

De qualquer maneira, acreditem que estas férias estão a ser merecidas. Este recolhimento no lar até me está a saber bem... Acordar tarde, trabalhar umas 3h por dia em frente ao computador, às horas que eu quiser, passear um bocadinho à tarde só para ver a luz do dia, jogar aos Descobridores de Catan e Bismark com os meus amiguinhos até às 2h20 da manhã... Vive-se bem, aqui no meu mundinho :)

quarta-feira, novembro 10, 2004

Outono

Quando o Outono se porta como deveria, ou seja, faz lembrar aquele meio termo entre o Verão e o Inverno, eu até gosto dele.
E olhem pela janela, olhem! Que sol tão bonito :) É impossível acordar mal disposta com todo este sol. Aaaaaaahhhhh.......

segunda-feira, novembro 08, 2004

Para quem não sabe, sei ler tarot e runas. Para quem o acha ridículo, fique sabendo que eu também não posso precisar quanto à veracidade deste métodos. Mas uma coisa vos garanto, apesar da astrologia se basear muito em respostas vagas e que podem ser interpretadas como se quiser (bem vindos à raça humana), às vezes as leituras carregam num botão. E fazem pensar. E também acredito que hajam pessoas com certa sensibilidade para entender certas coisas. Não lhe chamo sobrenatural.

Aconteceu-me isso mesmo agora. Há muito tempo que não pegava nas runas, e é tudo uma questão de prática, porque com o tempo tendo-me a esquecer o significado de algumas. Tive de vir à net pesquisar e todo o resultado me deu arrepios. Pois se eu queria respostas, vi a minha alma despir-se completamente. Uma runa num local muito específico. Ali estava ela.
"(...)Tudo com o que poderá contar serão apenas sonhos e castelos de areia"

Não gozem, porque não levo isto muito a sério. E também não vos vou revelar o resto. E o pior é que não se tratava do futuro (esse fazemo-lo nós), vi ali na mesa o meu presente.

Bom, confirma-se. Cada qual vê aquilo que quer ver.

Em rosa clara te vi
Rosa morta te deixei
Em rosa clara algum dia
Te verei.

domingo, novembro 07, 2004

Tascas

Eu lembro-me de ter uns 10 anos e de vir à Feira das Freguesias a Torres Vedras. Na altura morava em Dois Portos e andava num grupo de teatro e viemos cá representar.
É uma coisa bonita, a Feira das Freguesias, mas, a meu ver, muito menosprezada pela Câmara e pelo povo torriense em geral.
Este ano, a Câmara Municipal decidiu avançar com uma ideia brilhante: inserir a Feira das Freguesias em 2 semanas de eventos, as Festas da Cidade. Podem espreitar a animação programada.

Muito bem. Ontem passei lá pelas tasquinhas que vendiam produtos regionais (e vinho..) e passei lá a noite de Sábado, assim como muitos conhecidos que por lá encontrei. E quando se ia à casa de banho, podia-se ouvir o Rui Veloso lá ao fundo.
O único problema foi mesmo o vinho. Não sei se sabem o que acontece quando se bebe mau vinho, a ressaca é qualquer coisa de... (arg)

Era o que a minha amiguinha dizia no outro dia: nós temos muita sorte em vivermos onde vivemos. Primeiro, em Torres Vedras, que apesar da inércia, tem muita coisa boa, e depois em Portugal, que apesar de estar na cauda da Europa, tem muitas pérolas de que nos deviamos orgulhar.

Ah, mas que patriota que estamos!

sexta-feira, novembro 05, 2004

i've got nothing left to prove


quinta-feira, novembro 04, 2004

USA

Enfim, quando uma pessoa julga que os americanos não podem ser mais burros, que já desceram tão baixo que é impossível descer ainda mais.. Eís que me surpreendem e elegem o senhor Bush novamente...

Nem vou dizer mais nada sobre isto, creio que a situação fala por si. Vou desistir daquele povo, fingir que nem existem. Norte Americanos? O quê, os canadianos? Oh sim, Polícia Montada, focas, alces, hóquei no gelo, são giros os canadianos pá.

Moving on...
Hoje estou feliz. Fui à feira do livro da FCUL e sai de lá com menos 6,60€ e com mais 9 livros na minha biblioteca. Ai, como eu adoro esta feira. Anseio por ela todo o ano.. Aqui vai a lista do que comprei:
A Oeste Nada de Novo (só porque sim)
A Cidade do Sossego e O Capote - Nicolau Gogol
O Vestido Cor de Fogo - José Régio (nunca li nada deste senhor, e porque não?)
Cântico Final - Vergílio Ferreira (porque o adoro)
O Jogador - Dostoievski (mas já o tinha, comprei repetido..)
Fiesta - Hemingway (já li, mas não o tinha e faz sempre falta)
A Sala nº6 - Tcheckov (este foi uma bagatela porque comprei uma edição única, deve valer bastante mais do que o que paguei)
Bairro da Lata - Steinbeck
Histórias de Mistério e Imaginação - Edgar Allan Poe (mais um)

E tudo isto pela módica quantia de 6,60€. Não chega para fazer um dia ser bom?

quarta-feira, novembro 03, 2004

Dizia ele...

Às vezes construímos pequenos sonhos em cima de grandes pessoas ... O tempo passa e descobrimos que grandes eram os sonhos, e as pessoas pequenas demais para torná-los reais ...

Bob Marley
Achei bonito.
E esta chuva que não pára? E o dia.. para onde foi a luz do dia..?

segunda-feira, novembro 01, 2004

Convite

Fiz há pouco o meu convite de aniversário assim em papel e tal, pa ficar todo XP. Sim, porque agora eu sou uma pessoa séria, licenciada e desempregada! (lol). Saiu assim:

Venho por este meio convidar Vossa(s) Excelência(s) para o grande evento social que se realizará dia 13 de Novembro de 2004 (Sábado), numa hora e local ainda não previstos, dependendo do número de VIP’s que confirmarem a sua presença.

O evento servirá para comemorar o aniversário/final de curso da Xôtora Ana Carina.

Pede-se a confirmação da presença de Vossa Excelência e respectivo acompanhante até dia 6 de Novembro ou assim, data em que irá ser revelado o local de tal acontecimento.


Creatures in my Head



Encontrei isto, aqui

Maravilhoso, maravilhoso...